Home > Salões > Salões 2 > Salões

Salão Hungria

1958

16/06/1958 - Imre Nagy

16/06/1958 - Imre Nagy  - Depois da ocupação da Hungria pelos soviéticos em 1945 na sequência da Segunda Guerra Mundial, Nagy tornou-se ministro da agricultura e ministro da justiça durante o expurgo (1948-1953), mas pertenceu à liderança da ala reformista do Partido Comunista Húngaro após a morte de Stalin..
Em outubro de 1956, tornou-se  primeiro-ministro durante a revolução e adotou medidas radicais contra os soviéticos. 
Depois das tropas soviéticas terem ocupado a Hungria e, esmagado pela força a   Revolução Húngara de 1956, Nagy foi executado e enterrado secretamente em 1958.

COLABORAÇÃO DE LEONARDO CHAVES: - "Muitas pessoas de minha geração (em 1956 tinha 16 anos) não se lembram desse massacre.

Esse massacre ficou patenteado com a música "HONGAVY DAL" (A Canção da Saudade).

Em 1955 Dean Martin lançou uma música com o nome inglês de "MEMORIES". Todos traduziam a música por "Memórias".
Pela letra deduzi que "memories" era um "falso amigo" e a tradução seria "saudades".

Quando acabou o massacre na Hungria, os refugiados húngaros pegaram a música e escreveram uma letra saudosa, lembra a velha Hungria livre. Em 1956, a Alemanha Ocidental compôs uma letra saudosa e deu-lhe o nome de "Heimweh" (saudades) e um filme com o mesmo nome. HEIMWEH, DORT, WO DIE BLÜMEN BLÜHEN (Nostalgia, lugar, onde as flores florescem)

A canção "Memories Are Made Of This" (Memórias São Feitas Disso) foi escrita por Terry Gilkyson, Dehr Richard e Frank Miller em 1955. 
A versão mais popular foi gravada por Dean Martin.

Na Hungria, após a revolução húngara, foi adaptada como "Honvágy-dal" (A Canção da Saudade) e usada como um hino não-oficial de refugiados espalhados pelo mundo.

Na Alemanha, com letra de Ernst Bader e Rasch Dieter, recebeu o título "Heimweh" (Nostalgia) e foi gravada por Freddy Quinn em 1956, sendo, naquele ano, a canção de maior sucesso na Alemanha.

Gravada por inúmeros cantores, na voz de Ida Boros tornou-se um símbolo contra o comunismo.
https://www.youtube.com/watch?v=8hbbEPIx2RQ" 

Veja os vídeos:

 

Publicações Sugeridas